Boas Ideias INSPIRAÇÕES O CASÓRIO Primeiros Passos

Oito dicas para se planejar e organizar as inspirações para o seu casamento

14 de fevereiro de 2016

planejamento2

Organizar um casamento não é nada fácil. São tantas etapas, escolhas, orçamentos e providências a tomar que os noivos quase piram. Tudo isso tendo que conciliar com os compromissos do trabalho e com toda a ansiedade de adaptar inspirações e novidades ao bolso, sem extrapolar muito o planejado. Para facilitar essa fase tão conturbada e repleta de expectativas, reuni oito dicas que me ajudaram muito no planejamento do meu próprio casório. Todas são bem simples e importantes para não sofrer com imprevistos.

pastas

Pastas e Subpastas

Organização é fundamental para não ficar louca e se perder no meio de tantas providências. Para reunir tudo em um cantinho só, a dica é criar uma pasta do casamento com várias subpastas dividindo cada serviço e referências por tema. Exemplo: uma pasta para decoração, outra para buffet, cerimonial, doces, vestido, cerimônia religiosa e por aí vai. Assim, fica bem mais fácil de encontrar as informações que precisa sem gastar muito tempo.

Contratos

Outra dica importante, ainda no quesito das pastas, é criar subpastas dentro dessas de fornecedores com orçamentos e contratos. É fundamental ter todos esses arquivos salvos e bem guardadinhos para consultar quando necessário. No meio de tantos fornecedores, o contrato ajuda a lembrar tudo que ficou firmado, além de esclarecer possíveis dúvidas do que estava incluso e de possíveis novas contratações, principalmente no quesito de decoração.

excel

Planilha de Pagamentos

Se você não domina o Excel, vale pedir ajuda pro noivo ou pra alguém próximo montar um tutorial rápido para elaborar e editar mês a mês a sua planilha de pagamentos. O programa oferece recursos de criar abas, dividindo e organizado as etapas. Dentre essas abas, você deve salvar uma com todos os itens e/ou parcelas já pagas e a outra, separada em ordem cronológica, com todas as próximas despesas listadas. As colunas devem reunir a data de vencimento e informações sobre o pagamento, tais como nome do destinatário, conta bancária e etc. Além de servir como uma agenda para alertar todos os pagamentos, a tabela ainda apresenta rapidamente todo o valor a ser investido e o que já foi pago, a partir do recurso “auto soma”.

pinterest_casorio

Pinterest

Já ouviu falar nessa rede social? Ela é uma ótima aliada da noiva na busca de referências para todos os segmentos do casamento, desde inspirações de decoração, buquê, vestido de noiva. Basta criar uma conta e digitar casamento no campo de busca: imediatamente já vão aparecer milhares de fotos postadas mundo afora. Gostando de uma imagem sugerida, basta clicar no botão vermelho “Pin it” e você vai poder salvar essa imagem em seu painel. Ao fazer pela primeira vez, você cria o painel casamento ou como preferir batizá-lo. Depois disso, o caminho é bem mais fácil. Ao clicar no “pin it” já vai aparecer o nome do seu painel e basta você clicar nele que automaticamente a imagem já será destinada pra lá. Além de salvar fotos publicadas por outros usuários, você também pode fazer download do computador ou do app do Pinterest, publicando em seu painel as suas referências achadas em outros lugares: sites, revistas, blogs e aqui no Casório na Serra, é claro! Também temos a nossa página no Pinterest. É só clicar aqui para encontrar vários painéis cheinhos de inspirações 😉

instagram_casorionaserra

Instagram

Assim como o Pinterest, o Instagram é uma rede social MARA para buscar inspirações para o casório. Primeiro você pode filtrar a sua busca pesquisando pelo nome dos profissionais que você admira. Os principais fotógrafos e decoradores de casamento já possuem suas próprias páginas e costumam atualizá-las sempre, com imagens recentes de seus últimos trabalhos. Assim você além de acompanhar o trabalho dele, ainda reúne ideias que podem ser aplicadas no seu. Fora isso, você pode buscar inspirações a partir das famosas hashtags. Basta jogar no campo de busca palavras-chaves como casamento, wedding, noiva, bride, fotodecasamento, casório e por aí vai. O perfil do Casório na Serra é atualizado diariamente e está sempre reunindo novidades e imagens lindas que encontro em minhas pesquisas.

vestida-de-noiva

APP Vestida de Noiva

Antes de ser blogueira de casamento, fui noiva. E o app que mais me ajudou a me organizar foi o “Vestida de Noiva”, desenvolvido pela blogueira Fernanda Floret. Disponível na Apple store, é uma verdadeira mão na roda para ajudar no planejamento. Além de ter uma contagem regressiva, que dá friozinho na barriga só de lembrar, oferece vários recursos para ajudá-la em seu dia a dia. O que mais gostei foi o cadastro dos pagamentos para emissão de uma alerta lembrando no dia certo que o pagamento deveria ser realizado. É um checklist virtual que pode ficar salvo no iphone ou ipad, acompanhando você em seu dia a dia.

Pasta Virtual

São tantas pastinhas e referências salvas no computador, que vale comprar uma pasta virtual, como Dropbox e VitualBox. Contratando esse serviço, geralmente pago mensalmente, pode salvar a vida quando você estiver longe do computador. Todos os arquivos salvos nela podem ser acessados de qualquer lugar, basta digitar seu login e senha. Seja em uma reunião com a cerimonialista, em seu trabalho ou até mesmo pelo celular. Eu sou fã do Dropbox e confesso que me ajudou muito a tirar dúvidas e a acessar as pastinhas de última hora.

planejamento-casamento

Backup

Não esqueça de pelo menos uma vez por mês fazer um backup, salvando todas as pastinhas do seu casamento em um hd externo ou em outro computador. Justamente nesses momentos de correria e mais conturbados, ocorrem imprevistos, computadores quebram, arquivos são deletados sem querer e o coração sai pela boca. Nada de uruca! É melhor prevenir do que remediar e curtir essa fase tão gostosa. Mãos a obra. Espero que as dicas que tanto me ajudaram sejam úteis pra você também 🙂

Você também pode gostar de